A Declaração do Imposto de Renda é uma obrigação anual para pessoas físicas e jurídicas e o seu não cumprimento pode acarretar muitos problemas.
Uma dica para se preparar desde já é a organização dos documentos que serão necessários.
Pensando nisso, fizemos esse artigo para te ajudar com a documentação que você deverá separar. Confira!
Informações sobre o contribuinte e seus dependentes:
Endereço atualizado;
Nome, CPF, grau de parentesco e data de nascimento dos dependentes;
Cópia da última Declaração de Imposto de Renda (Se houver);
Atividade profissional atual;
Informações da conta para restituição ou débitos das cotas de imposto apurado (Se houver).
Outros documentos:
Em alguns casos informações sobre bens, imóveis e contas do declarante, como:
– No caso de imóveis – Data de aquisição, área do imóvel, IPTU, registro de inscrição no órgão público e registro no cartório de Imóveis;
Para embarcações, veículos e aeronaves – Número do Renavam, registro no órgão fiscalizador;
– No caso de contas correntes e aplicações financeiras – CNPJ da instituição financeira, agência e número da conta.
*Documentos de rendas variáveis:*
Informes de rendimentos adquiridos com a renda variável;
Notas de corretagem e extratos de IR enviadas pelas corretoras onde negociação é feita;
DARFs de Renda Variável.
Dívidas e ônus:
Informes e documentos de dívida e ônus de 2021.
Somente dívidas maiores que R$ 5 mil precisam ser declaradas.
Débitos de financiamento imobiliário, bens adquiridos por consórcio e dívidas de atividade rural não precisam ser declarados.
Pagamentos e deduções:
Comprovantes de gastos com educação;
Comprovante de pagamento de previdência social e privada;
Comprovante de doações;
Recibos ou informes de rendimentos de plano, ou seguro de saúde;
Despesas médicas e odontológicas.
Relacionados à renda:
Instituições financeiras;
Aposentadoria, salário, pensão, distribuição de lucros, pró-labore;
Aluguéis de bens móveis e imóveis;
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Programas fiscais, como Nota Fiscal Paulista e Nota Fiscal Paulistana;
Informes de outras rendas recebidas em 2021, como doações, heranças e pensão;
Informações do Carnê-Leão para importação na Declaração do Imposto de Renda.
Bens e direitos:
Documentos para comprovação da compra e venda de bens e direitos em 2021;
Cópia da matrícula do imóvel, escritura de compra e venda, e boleto do IPTU de 2021;
Documentos que provem a posição acionária em uma empresa (Se for o caso);
Se o declarante registrou ganho de capital com a venda de bens e direitos, ele vai precisar dos dados do Demonstrativo de Ganhos de Capital 2021.
Esses são alguns dos principais documentos que serão necessários para a Declaração do Imposto de Renda 2022.
Caso você tenha dúvidas sobre quais documentos se encaixam na sua realidade e/ou como declarar, entre em contato conosco.
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