DANFE e NF-e quais as diferenças entre elas?

/ / Contabilidade

Muitas pessoas confundem DANFE com NF-e, certo? Mas, apesar das semelhanças entre os dois, existem diferenças importantes que merecem muita atenção. Confira!

O DANFE tem como objetivo funcionar como uma espécie de resumo impresso com as principais informações contidas em uma Nota Fiscal Eletrônica. Ele é encaminhado ao cliente junto à NF-e, porém, não tem a mesma validade jurídica de uma nota. Não pode ser utilizado pelo cliente para realizar trocas, solicitar reembolsos e comprovar que adquiriu determinada mercadoria. Também não pode ser utilizado pela empresa para confirmar uma venda junto às autoridades fiscais e consumidores.

O DANFE deve ser emitido por todas as empresas que realizam venda pela

internet. Já a NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) substitui as antigas notas impressas e serve como comprovação de transações de compra e venda e prestação de serviços. É obrigatória para a maioria dos modelos empresariais, exceto os autônomos e dos Microempreendedores Individuais, apenas quando estes fazem transações comerciais com pessoas físicas.

O MEI ao vender ou prestar serviços para outras empresas é obrigado a emitir a nota fiscal. Já o autônomo, não possui essa obrigatoriedade, mas pode recorrer à nota fiscal avulsa, retirada nas prefeituras.

De maneira geral, ao comercializar qualquer coisa com os consumidores finais é preciso emitir nota, seja uma transação para consumidor final ou entre empresas.

E aí, gostou de saber a diferença entre DANFE e NF-e?

Caso você tenha dúvidas sobre qual tipo de nota emitir e também sobre a necessidade do DANFE, entre em contato conosco.

Temos profissionais qualificados para te oferecer as melhores soluções.

Telefone: (34) 3332-6621 / WhatsApp: (34) 9 9885-5252

Valor Contabilidade #contabilidade#uberaba