Geralmente a gente acha que uma administradora de condomínios só existe para emitir os boletos das taxas de condomínio mensalmente, não é mesmo? Mas não é bem assim. São muitos e variados os serviços da administradora de condomínios.
Anteriormente elas eram responsáveis somente pela contabilidade e registros dos documentos fiscais do condomínio, mas hoje em dia, a função da administradora de condomínio engloba uma série de serviços que facilitam o trabalho do síndico e mantém a contabilidade em dia.
Cada uma das muitas administradoras de condomínios existentes no mercado têm suas qualidades e peculiaridades, mas algumas das obrigações contratuais são comuns entre elas, conforme veremos abaixo:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Tarefas rotineiras e burocráticas como arrecadação das taxas, pagamentos de contas, folha de pagamento quando há funcionários, pagamento de fornecedores, recolhimentos de impostos;
- Acompanhamento de assembleias e obras, confecção de documentos como atas, editais, entre outros;
- Levantamento de manutenções, reunir os orçamentos, fazer cotação e controle de seguro;
- Prestação de contas como reza o estatuto ou convenção e disponibilizar meios para acesso dos condôminos;
- Apoio no aspecto jurídico e contábil;
- Estar disponível e procurar sanar dúvidas e certificar de que as decisões tomadas estão de acordo com a lei;
- Orientações quanto à cobrança de inadimplência (caso de execução).
Como podemos ver, você não precisa esquentar a cabeça e tentar resolver sozinho todas as necessidades do seu condomínio. A administradora possui um objetivo bastante claro, que nada mais é que dar o apoioesuporte necessário para uma administração excelente e que favoreça realmente os condôminos.
Para você que possui um condomínio, e ainda não contratou esses serviços, procure A Valor administradora de condomínios, tenha uma gestão condominial bem-sucedida.
Até a próxima!