Como escolher uma administradora de condomínios?

/ / Administração de condomínios

Conciliar a atividade de síndico com a vida profissional não é tarefa fácil. Se você está vivendo este dilema, que tal contratar uma administradora de condomínio?

Aspectos ligados à parte financeira, prestação de contas, questões jurídicas e gestão de funcionários são funções que tomam muito tempo e precisam de uma dedicação que nem sempre é possível ter.⠀

As administradoras podem trazer essa tranquilidade já que você poderá entregar todas essas questões nas mãos de profissionais especializados, sendo apenas atualizado do status de cada atividade e envolvido nas tomadas de decisões mais importantes. 

Mas, para escolher uma boa administradora, é preciso ficar atento. Veja, abaixo, alguns cuidados que você precisa tomar para não entregar o condomínio em mãos erradas.

Tradição e reputação

Uma administradora nova no mercado não é, necessariamente, ruim. Entretanto, quando o assunto é o gerenciamento do condomínio, não é indicado correr riscos.

Por isso, pesquisar bastante e optar por uma empresa sólida, renomada e com tradição no mercado é o mais indicado. Isso porque a experiência é um fator determinante para o sucesso, já que a responsabilidade, ao administrar um condomínio, é grande.⠀⠀

Converse com outros síndicos

Antes de optar por uma administradora, faça uma pesquisa entre outros síndicos de condomínios com o perfil parecido com o seu. Eles poderão dar um panorama sobre as atividades realizadas e sobre a satisfação dos moradores com o trabalho da empresa. Procure conversar com pessoas que já tenham tido experiências anteriores com outras administradoras, para poder formar uma base de comparação.

Considere a consolidação da administradora de condomínio

O tempo em que a administradora atua revela se ela está consolidada no mercado. Quanto mais antiga a existência da empresa, maiores as possibilidades de acerto na contratação, pois ela já domina a legislação específica e também possui parceria e cadastro dos mais variados profissionais para atender às diversas demandas condominiais.

Não é segredo para ninguém que contar com os serviços de profissionais mais experientes traz maior tranquilidade em qualquer ramo de atuação e, no caso dos condomínios, o amplo conhecimento facilitará ainda mais o relacionamento entre as partes.

Reclamações e ações judiciais

Outro importante fator a ser considerado é o número de reclamações na internet e de ações judiciais. Fazer essa pesquisa prévia é extremamente importante. É necessário optar por uma administradora competente e que tenha tido boas experiências com seus clientes ao longo dos anos.

Sendo assim, verificar sites como o Reclame Aqui e ainda fazer consulta para identificar possíveis ações na Justiça são passos muito importantes para embasar a tomada de decisão pela contratação, ou não, da organização.

Estude os aspectos do contrato

O contrato firmado entre a administradora e o condomínio deve ter todos os detalhes do relacionamento e do serviço que será prestado. Caso sinta necessidade, procure uma assessoria jurídica para auxiliá-lo nesta negociação.

Um aspecto muito importante, e que não deve ficar de lado, é a rescisão contratual. Veja qual é o valor da multa e se existem cláusulas restritivas neste aspecto. Lembre-se de que os primeiros meses são muito importantes para que você avalie o trabalho da administradora e, portanto, o contrato deve ser flexível nesse sentido.⠀⠀⠀

Conforme mostramos ao longo do texto, escolher uma administradora de condomínios não é uma tarefa simples. Entretanto, é essencial que essa procura seja desempenhada com seriedade e cautela, para evitar erros e arrependimentos.

Contratar uma empresa inexperiente e sem tradição, que não automatiza os processos, tem reclamações na internet por má prestação de serviços e lida com ações judiciais, torna o trabalho do síndico mais difícil e põe em risco toda a administração do condomínio e de seus moradores.

Portanto, faça uma análise cuidadosa dos pontos citados acima e com certeza achará uma administradora que realmente irá organizar seu condomínio de maneira responsável e efetiva.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *