Devido ao COVID-19, INSS vai liberar auxílio-doença sem perícia.

/ / Contabilidade

Na última quinta (19/03), o secretário especial de Previdência, Bruno Bianco, anunciou que o INSS irá liberar o auxílio-doença para os segurados sem que seja necessário fazer perícia, para portadores de qualquer doença (incluindo o COVID-19).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A análise será feita apenas com o atestado do trabalhador doente e o mesmo deverá ser enviado através do aplicativo MEU INSS.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
No caso do coronavírus, o governo pretende pagar os primeiros 15 dias de afastamento (pagamento que hoje é feito pelo patrão do profissional com carteira assinada).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Serão aceitos atestados já apresentados pelo segurado, para evitar que ele tenha que se dirigir a uma unidade de saúde.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A solicitação para o auxílio-doença sem perícia deve ser feita pelo portal MEU INSS ou pelo aplicativo no celular. Terá que ser feito um cadastro e juntamente o anexo do laudo pericial médico.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A análise será feita em etapas reduzidas e será totalmente virtual (também para pessoas que já fizeram o pedido) e será pago um adiantamento mínimo de R$200,00.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As medidas foram tomadas afim de evitar a propagação do vírus pelo país evitando expor pessoas doentes (inclusive de COVID-19) em aglomerações.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀