Atualmente, as tentativas de golpes se tornam cada vez mais frequentes. Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) esses crimes aumentaram ainda mais, devido ao maior índice de pessoas online e transações digitais sendo realizadas todos os dias. Dados pessoais e bancários estão sendo obtidos através de fraudes em aplicativos, assim como outros meios e vem trazendo muita preocupação para a população.
Como identificar a segurança de um aplicativo? Veja algumas dicas:
• Baixe somente aplicativos de fontes e lojas oficiais;
• Verifique se o fornecedor da solução é a empresa com a qual possui ou deseja ter relacionamento;
• Verifique se as informações e permissões solicitadas pelo aplicativo são adequadas para a sua funcionalidade.
Fique atento também aos demais meios que podem ser usados indevidamente para obter seus dados, tais como: sites de compras falsos, ligações de falsas centrais telefônicas, links, SMS, entre outros. No caso de ligação dizendo ser instituição bancária, jamais forneça seus dados.
Além disso, também existe o golpe do WhatsApp, em que o criminoso clona o número para pedir dinheiro se passando pela vítima. Para evitar esse tipo de fraude, é importante habilitar no aplicativo do WhatsApp a opção “Verificação em duas etapas”.
São inúmeras as tentativas de delitos digitais. Esteja sempre atento(a) e também conscientize outras pessoas para que não caiam nesses golpes.