Pró-labore ou distribuição dos lucros? Quais as características de cada modelo?

/ / Contabilidade médica

É comum quando se abre uma empresa com sócio surgir a dúvida de qual remuneração escolher: pró-labore ou distribuição de lucros. E é muito importante conhecer as principais características de cada um dos modelos. Veja:
• Pró-labore
Corresponde ao salário de um administrador contratado e é a remuneração dos sócios que trabalham na empresa. O valor deve ser definido com base nos salários de mercado para este tipo de atividade.
Não deve ser pago um pró-labore maior do que se pagaria a um funcionário, pois isto afetaria o caixa da empresa. Porém, também não deve ser pago ao sócio um pró-labore menor do que se pagaria a um funcionário, pois sujeitará a empresa a uma autuação de sonegação fiscal.
• Distribuição de Lucros
Corresponde à remuneração do capitalista, trabalhando ele ou não na empresa. Deve ser repartido entre os donos o lucro advindo das operações como forma de remunerar seu capital empatado no negócio e os riscos assumidos pelo empreendimento. A divisão dos lucros é feita de forma proporcional à parcela de cotas de cada sócio no capital social da empresa. Lembrando que não havendo lucro, não há distribuição.
Há diversos detalhes para que possa escolher a forma mais adequada para cada empresa. Portanto, conte com o apoio de um contador para tomar as melhores decisões.
Nós da Valor Contabilidade estamos sempre prontos para te dar todo o suporte necessário.
Entre em contato conosco para obter as melhores soluções. Temos os melhores especialistas do mercado prontos para te atender!

Telefone: (34) 3332-6621 / WhatsApp: (34) 9 9885-5252