Que documentos são importantes todos sabemos, mas você sabia que em um condomínio existem documentos fiscais que devem ser mantidos por pelo menos 5 anos para garantir uma boa administração?
Para ter um controle eficiente do financeiro de seu condomínio é muito importante ter organização. Sendo assim, você já tem bastante chances de colher bons frutos.
E quais são esses documentos fiscais que devem ser mantidos? Confira!
• Pastas com demonstrativos de receitas e despesas referentes aos últimos cinco anos;
• Prestação de contas anual;
• Apurações das contas da gestão anterior;
• Pastas com contas mensais;
• Contratos para manutenção de elevadores, caixa d’água, piscina, e demais itens;
• Contrato de prestação de serviços da administradora.
Também é importante ressaltar que além destes, existem alguns documentos que não devem ser colocados fora como:
• Inscrição do edifício na Receita Federal, com o cartão do CNPJ;
• Documentos fornecidos pela construtora ou incorporadora do edifício, como: manual do proprietário, auto de conclusão e alvarás;
• Escrituração contábil do condomínio;
• Plantas da edificação;
• Documentação trabalhista com guias de recolhimentos de FGTS e INSS;
• Contrato de seguro condominial;
• Notas fiscais, manuais e certificados de garantia de elevadores, bombas d’água e demais equipamentos;
• Certificados de Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros (AVCB).
É muito importante manter esses documentos bem armazenados e organizados. Com os documentos fiscais necessários é possível contabilizar tudo corretamente e evitar problemas
Por isso, é muito importante contar com uma contabilidade especializada para condomínios para te ajudar com esse e outros pontos da gestão.
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Valor Contabilidade Uberaba