O profissional da área médica, muitas vezes não está preparado para lidar com a administração e escrituração de seu negócio. Todo seu esforço está voltado para exercer a medicina. Porém, sua clínica médica é uma empresa e precisa funcionar como tal. É necessário a contabilidade médica para contratar funcionários, efetuar pagamentos de fornecedores, receber dos clientes, recolher impostos, apurar lucros, enfim precisa se estabelecer como pessoa jurídica.
Por este motivo, é sempre bom reforçar a importância da contratação de uma contabilidade especializada na área, com profissionais competentes e capacitados.
Além deste ponto importantíssimo, existem outras dicas que são cruciais. Neste artigo vamos falar alguns fatores para manter a contabilidade de uma clínica médica em dia. Vamos lá?
- Organização dos documentos da empresa
Manter uma gestão financeira eficiente requer muita disciplina por parte do médico. Se deixar de guardar notas fiscais, recibos e demais documentos, pode ser bem difícil lembrar de todos os gastos e recebimentos que teve durante determinado período.
- Manter um fluxo de caixa atualizado
O fluxo de caixa é um controle financeiro onde é registrada toda e qualquer movimentação financeira relacionada à atividade profissional. Aí entram desde os gastos com novos equipamentos até os pequenos gastos com cafés. Por meio desses registros poderá ser feita uma análise de onde está alocando o dinheiro que entra no negócio e serem tomadas as atitudes necessárias para redução de custos ou otimização de sua utilização.
- Distinção das contas da clínica para as contas pessoais
Um erro muito comum, principalmente dos médicos que atuam como profissionais liberais, é misturar as finanças pessoais com as empresariais. Não é por acaso que quando uma empresa é aberta, ela passa a ser conceituada como pessoa jurídica. Isso significa que, a partir desse momento, haverá uma pessoa física dotada de responsabilidades financeiras, bem como uma jurídica também com compromissos financeiros. Então é muito importante organizar as contas para saber exatamente qual foi a destinação do capital.
- Realização de análises regulares
Não deixe para verificar os balanços contábeis somente ao final do encerramento do período. A análise deve ser mensal! O contador apresenta os números e resultados, porém é o gestor quem toma as decisões. Caso ocorram discrepâncias nos números contábeis apresentados, é possível socorrer a tempo, para que ao encerrar o ano, o objetivo da empresa seja atingido.
Enfim, nesse artigo, vimos que organização é a palavra chave para que a contabilidade seja feita de forma correta e eficiente.
Se você possui uma clínica médica, leve em consideração essas dicas e eleve o nível de sua gestão. A Valor é especialista e te dará as melhores opções.
Contate-nos