Empregado CLT e MEI: Dúvidas sobre a contribuição previdenciária

/ / Contabilidade

É muito comum surgirem dúvidas sobre a contribuição previdenciária entre os trabalhadores que possuem mais de um vínculo com o INSS porque atuam, ao mesmo tempo, como MEI (Microempreendedor Individual) e empregado CLT (celetista).
A principal delas é se é preciso contribuir duas vezes.

E a resposta é bem simples, a partir do momento que uma pessoa exerce atividade remunerada no Brasil, está automaticamente vinculado ao INSS.
Se o trabalhador exerce duas atividades simultâneas (empregado CLT e MEI), o mesmo fica vinculado à Previdência Social pelas duas categorias, onde ambos os vínculos são obrigatórios.
O que quer dizer que o segurado que tem mais de um vínculo obrigatório com a previdência não pode optar por contribuir em apenas um dos vínculos.

A menos que a contribuição de algum dos vínculos seja maior ou igual ao valor do teto do INSS, o contribuinte terá de realizar o recolhimento/contribuição em ambos os grupos.
Vale lembrar que se você tem alguma dúvida e precisa de um auxílio contábil, entre em contato conosco para obter as melhores soluções.
Temos os melhores profissionais do mercado esperando por você!
Telefone: (34) 3332-6621 / WhatsApp: (34) 9 9885-5252
*Valor Contabilidade Uberaba*