O que é o fator “R” na contabilidade?

/ / Contabilidade

O QUE É O FATOR “R” NA CONTABILIDADE?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Muitas vezes ouvimos falar do fator “r” e ficamos na dúvida do que se trata. Neste artigo saberemos um pouco mais a respeito desse cálculo da contabilidade. Confira!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O fator “r” é o nome atribuído ao cálculo que relaciona dois importantes indicadores de uma empresa: os gastos com folha de pagamento e o faturamento bruto, ambos dos últimos 12 meses. Representado na forma de um percentual, ele demonstra a fatia do faturamento da empresa que é destinada ao pagamento de salários (incluindo encargos e pró-labore).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
É utilizado pelos optantes do Simples Nacional com o objetivo de identificar o Anexo em que a empresa se enquadra, Anexo III ou V, para o recolhimento dos tributos incidentes sobre a prestação de serviço, dependendo da atividade realizada. As alíquotas do Anexo III são menores e mais vantajosas em relação às do Anexo V.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Esse cálculo surgiu como uma medida encontrada pelo governo para incentivar o emprego e superar a crise econômica que assolava o país. O raciocínio é que quanto mais funcionários contratados, menor será o imposto a pagar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Porém, nem todas as atividades são elegíveis ao fator “r”. A tributação dependerá do nível de utilização de mão de obra remunerada de pessoas físicas pela empresa.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Gostou de saber o que é o fator “r”? A Valor contabilidade, é referência e traz com credibilidade as melhores opções para gestão contábil da sua empresa, contate-nos.